quinta-feira, 30 de abril de 2015

Diário do EU Saulo #009 - Ser ou não ser racional!

30 de Abril de 2015.

Bom dia/tarde/noite, tudo bem com vocês?


Esse texto tende a ser longo pois abordarei um assunto que eu gosto me interesso e que me ajudou a formar minha filosofia de vida e minha forma de agir e pensar... mas serei mais breve do que gostaria, pois acho que envolveria coisas que não quero descrever agora e que fugiriam da ideia principal do texto, mas que logo estarei publicando sobre convivência atuais e antigas, amigos e ex-amigos (por assim dizer).

Eu sempre fui mais racional que passional o que me custou muitas decepções e lágrimas, mas que também me trouxe muitos sorrisos. O porque de está escrevendo esse texto é mais como uma forma de entender pessoas são o completo oposto disso que eu sou e tento manter e melhorar ou evoluir a cada dia. Primeiro vou definir o que é razão de uma maneira simples e direta, depois irei falar o que penso, como ajo (na maioria das veze claro, nem sempre consigo ser puramente racional).

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. Propondo razões ou explicações para causa e efeito.
  • Etimologicamente razão vem do latim rationem que significa cálculo, medida, regra entre outros. Derivado de ratio, particípio passado de reor, ou seja, determino, estabeleço, e portanto julgo, estimo.
  • Filosoficamente a razão não é instantânea, dada de uma vez por todas, mas um processo que se desenrola ao longo do tempo. 
Ser racional, usar a lógica e a comprovação por meio de evidencias testadas e comprovadas não é algo tão simples. Muitas vezes por mais simples que sejam os questionamentos que eu esteja passando não consigo agir totalmente pela emoção, por mais agitado que eu esteja ainda assim eu paro para pensar em todas as possibilidades de situações que possam ocorrer de acordo com as minhas possíveis reações.

Essa condição de sempre analisar as coisas do dia-a-dia acabam me trazendo alguns transtornos, pois, nem todos entendem que não é tão simples tomar certas decisões, dependendo do nível de complexidade da situação é sufocante a dúvida e a simples ideia de escolha, e se envolver outras pessoas a dificuldade multiplica-se por centenas.

Eu já falei em outro texto sobre passividade e como ela pode ser ruim para nossas vidas e para nosso dia-a-dia, por conta dessa passividade e de sempre querer evitar confrontos, discussões e brigas eu sempre acabo sedendo a caprichos e vontades, mas a um certo tempo eu venho passando por algumas situações que me obrigam a deixar toda a dita passividade de lado e buscar diretamente o confronto e tudo mais que eu sempre tentei evitar. Eu sempre busquei na lógica e na razão encontrar possibilidades de respostas e ações para evitar maiores discussões, mas ultimamente todas os meus pensamentos levam a futuros conflitos, então que assim seja.

Eu tenho uma aversão e uma repulsa monstruosa com pessoas burras, pessoas que são incapazes de entender uma simples frase, isso me irrita de uma forma que é até difícil descrever. Paciência não é nem de longe um virtude minha, o que acaba complicando/agravando ainda mais essa repulsa.

É difícil para mim aceitar que por mais ignorante que seja a pessoa ela não possua a mínima capacidade de raciocínio lógico, que a pessoa seja totalmente desprovida de perspicácia, que não compreenda a mais simples e frágil analogia, parábola, piada seja lá como queira chamar, isso dificulta muito a minha convivência pois eu perco a paciência e a calma muito rápido, explodindo numa fúria que me tirar do estado de conforto que eu prefiro me manter.

A falta de paciente (nem sempre minha mas de quem está a minha volta), a irritabilidade tem dificultado a tomada de algumas decisões, o que me leva a parar e retomar meus pensamentos. Eu sei que sou devagar, preguiçoso e empurro muito com a barriga, mas algumas coisas é melhor do meu jeito que sei exatamente o que fazer, falar do que querer seguir e agir de acordo como a maneira de outras pessoas. Ou é predominante o seu jeito de ser e agir ou uma hora acaba dando errado, e pode ser tarde para consertar.

Nenhum comentário: