terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Uma vida de escolhas, decisões e renuncias!

16 de Dezembro de 2014

Bom dia/tarde/noite, tudo bem com vocês?


Tudo na vida depende de uma escolha, uma resposta. Sempre teremos mais de uma opção, sempre teremos um alternativa que não seja a mais lógica. Não é tão fácil perceber além do dito lógico, muitas vezes a melhor escolha não é a mais óbvia, naquele momento pode parecer a melhor, mas a longo prazo se mostrará ter sido uma escolha errada. A capacidade de avaliar e *calcular os custos e benefícios de todas as escolhas possíveis se adquire com o tempo, algumas pessoas nunca alcança essa capacidade. 

Pesar entre o curto e o longo prazo também não é tarefa fácil, naturalmente somos impacientes, e queremos retornos imediatos. O mais correto poderia ser tão somente parar, pensar e analisar as possibilidades e os ditos ganhos com o curto ou o longo prazo. Vale deixar claro que muitas das escolhas não cabe um reflexão sobre as alternativas possíveis aquela situação, pode facilmente no momento ter apenas um opção de escolha. Se colocarmos isso no âmbito do relacionamento, seja para namorados(as), amizades, companheirismos e afins, essa análise de escolhas torna-se quase impossível.

Também podemos partir do princípio que toda escolha leva a uma renuncia, e as renuncias e possíveis renuncias devem ser levadas em conta, para que possamos está sempre otimizando nossas escolhas. Falando em otimização, já se pensou em usar *teorias e/ou linhas de raciocínio com base em otimização e alocação? Vamos melhorar isso...

Otimização: Ação de produzir condições apropriadas para o melhor desenvolvimento de alguma coisa.
Alocação: Ação de destinar recursos (quaisquer que sejam) para uma ação ou para propósitos determinados.

Vamos levar essas duas definições para o nosso dia-a-dia, como parte da nossa filosofia de vida, o nosso assim chamado *modus operandi*. Primeiro vamos permitir que nossas ações, nossas escolhas, nos conduzam a situações mais apropriadas para o nosso desenvolvimento pessoal, vamos nos atentar para que nossas tomadas de decisões sejam para as situações corretas, nos melhores momentos possíveis, e na proporção necessária para nossa melhor evolução.

A busca é sempre em ser uma melhor pessoa para a sociedade, para os círculos de convivências, seja como nossos(as) companheiros(as), namorados(as), amigos(as), parentes, vizinhos, conhecidos(as)... cada dia uma descoberta, um novo pensamento, um novo olhar, mas sempre o mesmo sorriso, a mesma simpatia... precisamos primeiros nos tornarmos melhores para depois melhorar os que estão/estarão a nossa volta.


Nenhum comentário: